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Imobiliárias > Seus Direitos - Pergunta e Resposta - Obra complicada

Comprei um apartamento duplex da Even Construtora e Incorporadora em setembro de 2009 e, desde então, enfrento dificuldades com a assistência técnica. No dia 31/5, por exemplo, pela 4ª vez, faltou água no edifício. A Even foi notificada pelo condomínio e por mim para efetuar os reparos, mas nada foi feito. Há trincas nas paredes e no teto das suítes, apesar das intervenções da construtora. Não bastasse isso, ao pintar meu apartamento de branco, vi que a cor da porta e dos batentes era outra. Agora vou ter de esperar por quase duas semanas para que o engenheiro avalie essa demanda. O manual do proprietário indica que a laje zero está pronta para receber o piso, eliminando a necessidade de contrapiso. Acreditando nisso e na palavra do engenheiro da Even providenciei a instalação do piso por empresa especializada. O resultado foram desníveis, móveis inclinados e ruídos inconvenientes. Somente todos esses incidentes à ausência frequente do engenheiro que aprova os gastos da assistência técnica, bem como a equipe pequena, ante a quantidade de chamados em aberto. Só peço soluções definitivas para os problemas que se arrastam há meses.

Alexandre Kajihara/São Paulo







RESPOSTA - Even Incorporadora



A Even Construtora e Incorporadora esclarece que agendou com o cliente a visita à unidade para a realização de vistoria e eventuais reparos. Entretanto, em duas tentativas, a equipe não foi recebida, impossibilitando a realização dos serviços. A Even reitera sua disponibilidade para prestar a assistência necessária ao Sr. Kajihara, por meio de agendamento com a Central de Relacionamento.





O leitor contesta:

Acreditava que, com a mediação do jornal, finalmente a Even adotaria uma atitude diferente, pensando minimamente no cliente e, por consequência, em sua própria sobrevivência no mercado. Infelizmente, não foi o que ocorreu, já que não há efetivo diagnóstico ou justificativa para a ocorrência de cada um dos problemas citados nem ao menos a possibilidade de fornecimento de um cronograma para a realização dos serviços. O pior: há uma tentativa de responsabilizar o cliente pelos problemas que a Even não consegue resolver. Vale ressaltar que, em relação às tentativas de visita mencionadas, não houve prévio agendamento. Nessas oportunidades, o engenheiro combinou oralmente conosco o dia e horário, só que a equipe apareceu em data diversa da acertada. Há ainda o uso de materiais e técnicas de qualidade questionável na obra. Se fosse diferente, não teríamos tantos moradores insatisfeitos.

Os condôminos assinaram um abaixo-assinado solicitando à Even a atenção devida ao empreendimento.





Análise:

De acordo com o artigo 618 do Código Civil, nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções, o empreiteiro de materiais e execução responderá pela solidez e segurança durante 5 anos. Caso a empresa não cumpra com esta obrigação, o consumidor deve formalizar sua reclamação num órgão de defesa do consumidor ou ingressar com ação no Poder Judiciário.

Valéria Cunha, assistente de Atendimento do PROCON-SP.







Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Data: 18.07.2010

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